Novas rotas da industrialização de componentes e produtos plásticos “pós pandemia”

O cenário pós-pandemia promete muitas dificuldades e uma forte exigência para transformações. A verdade é que nossa criatividade nunca foi tão exigida quanto nos últimos tempos para atender os nossos clientes e sobreviver a este momento.

A pandemia trouxe com ela um quebra-cabeças difícil de ser montado. Quando achamos que chegamos ao final, a peça não encaixa, e lá vamos nós começar do zero, procurando novos caminhos para acertar.

O mercado da industrialização de componentes e produtos plásticos, assim como outros segmentos, está sentindo o reflexo desse quebra-cabeças. Só que, no meio de  tantas incertezas, fomos nos ajustando e “redescobrindo” o caminho das pedras” e queremos compartilhar com você que está na mesma situação. Vamos lá?

 

Agir não é só um ato de coragem, mas de sobrevivência.

Em tempos de pandemia, é mais do que natural as indústrias reduzirem sua jornada e terem algumas máquinas paradas. Além disso, todo mundo sabe que, em um período tão delicado, não é recomendado produzir um grande estoque por motivos financeiros, não é mesmo?

Levando pelo lado racional, sim. Porém, no mundo dos negócios sabemos que nada é programado.
Vamos supor que surja um pedido de última hora, urgente, com uma grande  variedade de itens que ocupe toda sua linha. E agora, o que fazer?

Em primeiro lugar, você não conseguiria, de uma hora para a outra, produzir uma  variedade de itens tão grande com um prazo tão apertado. Até porque existe uma limitação de injetoras, limitação de lote econômico de produção, limitação de funcionários para atender essa grande variedade, limitação de demanda de energia elétrica, etc.

Em segundo lugar, se você não atender esse cliente em um momento de alta demanda, pode ser facilmente substituído por concorrentes, que estão loucos para abocanhar sua fatia de mercado.

Sendo assim, é por essas e outras que aconselhamos sempre manter um estoque razoável e, após atender o cliente, produza para repor o estoque.

Só que não é tão simples. Vamos supor que você decidiu se arriscar e montar um estoque de segurança. Cadê a matéria-prima? Aí vem a cruel lei do mercado: quando tem, estão reservadas para alguns clientes especiais, ou quando sobra, o preço já foi para 30% ou 40% mais caro. Aposto que já se deparou com algum desses cenários.

 

A verdade é que não existe uma solução pronta. 

Temos que tratar caso a caso, cliente a cliente. Dentre as alternativas que buscamos, separamos algumas que funcionaram e que vale a reflexão.

  1. Compre insumos em conjunto com o seu cliente.
    Dessa forma, vocês podem decidir juntos a melhor modalidade da compra: à vista, com um bom desconto, ou à prazo.

  2. Efetue vários pedidos de compras futuras para os insumos mais importantes.
    Isso ajuda a  segurar o preço o máximo possível. Mas não se esqueça: nesse caso será necessário ter o aval do cliente para garantir as demandas futuras.

  3. Seja o melhor amigo do seu cliente.
    A situação está complexa para todos, por isso garantir bons laços com os seus clientes ajudam e muito no planejamento presente e futuro.

  4. Fique de olho no cenário econômico do Brasil e mundial.
    Para tomar qualquer decisão no seu negócio, fique atento a todos os movimentos e índices econômicos nacional e internacional. Dada a globalização que vivemos, qualquer ação pode afetar o mercado em que atuamos, principalmente se depender de componentes importados.

  5. Avalie o uso de injetoras nacionais.
    Você pode efetuar esse investimento através do financiamento do FINAME, com carência de 10 meses. Dessa forma, você aumenta sua capacidade de produção sem onerar o caixa em um momento tão delicado.


E você, o que tem feito nessa retomada?
Até a próxima!

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